segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia Histórico Para Santarém


Amanhã, dia 26 de Julho de 2011, o senhor Secretário de Estado do Ambiente está em Santarém.Vem inaugurar o sistema de ETAR's de Santarém, nada mais nada menos do que quatro, que põem um ponto final naquilo que era o contributo deste concelho para a poluição do rio Alviela.
São quatro. Póvoa de Santarem/Verdelho, Pernes, Amiais e Alcanede. Um investimento que vai chegar aos 12,5 milhões de euros mas que, finalmente, reforça a dignidade de Santarém, amiga do ambiente. É certo que o problema maior está em Alcanena, concelho vizinho, mas se tudo correr bem, brevemente também terminará as suas obras.
Agora, para nós, é um dia histórico. Que conclui muitos anos de luta, de combate, desde manifestações, a insurreições, a festivais, a abaixos-assinados, tudo valeu para que este dia chegasse.
Amanhã é o primeiro dia das nossas vidas. Libertos deste enorme fardo. Mais limpos e mais inteiros.
É uma obra gigante que está a ser realizada. Brevemente é a última Etar, a do Vale de Santarém, que vai arrancar para melhor proteger a bacia do Tejo e, para compôr o ramalhete, em 2013 estarão terminados 50 milhões de obras de saneamento e águas, colocando Santarém acima da média europeia de saneamento, ou seja, passa dos 62% que tinha em 2005 para 93%.
Hoje é a última noite que durmo com o pesadelo do Alviela. Valeu a pena. Por Santarém e por Portugal. Amanhã somos todos melhores. Bem haja a quem desenhou. Bem haja a quem construiu. Bem Haja a quem lutou durante tantos anos pela chegada deste dia. Bem hajam, aqueles que me acompanharam destes últimos cinco anos nesta árdua mas agora doce caminhada. É uma valiosa prenda que entregamos aos nossos herdeiros. Amanhã, já dormiremos todos mais livres e mais sossegados. O Alviela, nosso irmão, não será mais maltratado. Viva Santarém

Sem comentários:

Enviar um comentário